Seguidores

sábado, 24 de novembro de 2012

Janela 10/40 Conhecida como "Fortaleza de Satanás



No centro do nosso mundo vive um grande numero de povos não alcançados, compreendidos numa porção retangular, identificada como “Janela 10-40”.

Aproximadamente 95% das pessoas menos alcançadas pelo evangelho são habitantes da Janela 10-40; e entre os 52 países menos evangelizados do mundo 31 estão nela, são 62 países na janela com 3,8 bilhões de pessoas, das quais 1,8 bilhões nunca ouviram de Cristo, Cristianismo ou Evangelho.

O mundo tem 6,5 bilhões de habitantes em 252 países e 60% da população mundial vive na Janela 10-40; os países da janela são também em sua maioria os de maior intolerância aos cristãos e ao evangelho; Numa lista das 50 maiores cidades do mundo, todas estão na Janela; 81% dos mais pobres do mundo também estão na Janela 10-40, são eles 26% da população mundial, e em sua maioria os habitantes dela são adeptos do Islamismo, Hinduísmo e Budismo.
O termo “Janela 10-40” originou-se com Luis Bush durante a 2ª conferencia de Lausanne, em Manilla, em julho de 1989.
Esta região do mundo, antes conhecida como “Cinturão de Resistência”, estende-se desde o oeste da África até o leste da Ásia, sendo 10 graus de longitude e 40 de latitude acima da linha do Equador.

É justamente nessa região onde acontece o maior número de guerras e tragédias no mundo. Lá também, está o maior índice de analfabetismo e mortalidade infantil.

Algumas razões para focalizarmos a “Janela 10-40”:

1.     O Significado Bíblico e histórico desta área;
Este é o lugar onde Deus colocou Adão e Eva como moradores.
 
2. Na “Janela 10-40” vive o maior numero de povos não alcançados.
Dentro da “Janela 10-40” esta um terço da área total da terra, com dois terços da população mundial, isto é, aproximadamente Três bilhões de pessoas.
São 62 paises na janela. Dos 50 paises menos evangelizados do mundo 37 estão dentro dela.
 
3. Ai esta a presença das três religiões de grande domínio no mundo.
A maioria dos praticantes do Islamismo, Hinduísmo e Budismo, vive na “Janela 10-40”.
 
4. A predominância da pobreza.
Mais de 95% dos pobres menos evangelizados do mundo vivem na “Janela 10-40”.
 
5. O Maior grupo de mega povos etnolinguísticos (Mais de Um milhão vivem na janela). De fato mais de 90% dos indivíduos desses grupos populacionais vivem na “Janela 10-40”.
 
6. As maiores Megalópoles não alcançadas estão na “Janela 10-40”.
Isto quer dizer que, em cada um desses paises, há uma população de mais de Um milhão de pessoas.
 
7. As fortalezas de Satanás estão concentradas na “Janela 10-40”.
Bilhões de pessoas que vivem na janela não só sofrem com enfermidades, pobreza, calamidades mais também tem sido impossibilitada de conhecer o poder do Evangelho Transformador.

Os países que compõem a janela 10/40 e suas porcentagens de Evangélicos são:
- ÍNDIA Evangélicos 1% – MAURITÂNIA Evangélicos 0 % – SUDÃO Evangélicos 3% – AFEGANISTÃO Evangélicos 0,02% – JAPÃO Evangélicos 3% – GUINÉ-BISSAU Evangélicos 1,2% – KUWEIT Evangélicos 0,5 % – BANGLADESH Evangélicos 0,2 % – BUTÃO Evangélicos 0,03 % – ARÁBIA SAUDITA Evangélicos 0,007% – GUINÉ Evangélicos 0,75 % – TAILÂNDIA Evangélicos 0,3 % – NIGER Evangélicos 0,1 % – KIRGHIZISTÃO Evangélicos 0,003 % – IRÃ Evangélicos 0,05 % – BUKINA-FASO Evangélicos 3 % – MALI Evangélicos 0,9 % – AZERBAIDJÃO Evangélicos 0,003 % – BENIM Evangélicos 2 % – INDONÉSIA Evangélicos 6 % – LAOS Evangélicos 1,9 % – SAARA OCIDENTAL Evangélicos 0% – EGITO Evangélicos 0,8 % – UZBKISTÃO Evangélicos 0,001 % – NEPAL Evangélicos 0,5 % – EMIRADOS ARABES Evangélicos 0,7 % – ALBÂNIA Evangélicos 5 % – MARROCOS Evangélicos 0,01 % – IRAQUE Evangélicos 0,5 % – SRI LANCA Evangélicos 0,9 % – ISRAEL Evangélicos 0,35 % – TADJIKISTÃO Evangélicos 0,001 % – CHINA Evangélicos 4 % – DJIBUTI Evangélicos 0,03 % – LEMEN Evangélicos 0,01 % – VIETNÃ Evangélicos 0,6 % – FORMOSA Evangélicos 3 % – BAHREIN Evangélicos 1,5 % – BRUNEI Evangélicos 0,06 % – LÍBANO Evangélicos 4,3 % – CATAR Evangélicos 0,007 % – TURKOMENISTÃO Evangélicos 0,001 % – ETIOPIA Evangélicos 10 % – BISMÂNIA Evangélicos 4% – TIBET Evangélicos 0,02 % – ARGÉLIA Evangélicos 0,01 % -LÏBIA Evangélicos 0,1 % – MALÁSIA Evangélicos 2 % – OMÃN Evangélicos 0,1 % – CAZAQUISTÃO Evangélicos 0,004 % – TUNÍSIA Evangélicos 0,001 % – CAMBOJA Evangélicos 0,05 % – TURQUIA Evangélicos 0,03 % – COREIA DO NORTE Evangélicos 0,5 % – SOMÁLIA Evangélicos 0,01 % – PAQUISTÃO Evangélicos 0,5 % – NIGÉRIA Evangélicos 17 % – MALDIVAS Evangélicos 0,1 % – JORDÂNIA Evangélicos 0,4 % – SENEGAL Evangélicos 0,1 % – SIRIA Evangélicos 0,1 % – MONGÓLIA Evangélicos 0,1 %.
As Três Religiões de Domínio na Janela 10/40
Budismo, Islamismo e Hinduísmo são as três religiões que mais crescem nesses países. Religiões que anualmente têm matado milhares de pessoas e adeptos, por causa das facções existentes entre eles mesmos e da perseguição causada contra os cristãos residentes nessas áreas de risco. Ali ter a liberdade de expressão e adorar ao Deus verdadeiro é quase uma blasfêmia contra as ideologias pregadas pelos líderes dessas religiões. Vejamos abaixo um pouco sobre os fundamentos dessas religiões.

Budismo
Foi fundado na Índia, por volta do século VI a.C. por um pregador chamado Buda. Em várias épocas, o budismo tem sido a força religiosa, cultural e social dominante na maior parte da Ásia, especialmente na Índia, na China, no Japão, na Coréia, no Vietnã e no Tibet. Em cada região, o budismo combinou-se com elementos de outras religiões, como o hinduísmo e o xintoísmo. Atualmente, o budismo tem cerca de 613 milhões de adeptos no mundo. A maior parte deles vive em Sri-Lanka, nas nações do interior do Sudeste da Ásia e no Japão.
As Crenças do Budismo
     Todos os budistas têm fé em:
          1 – Buda;
          2 – Em seus ensinamentos, chamados de “Darma”;
          3 – Na comunidade religiosa que ele fundou, chamada “Sanga”.
Os budistas chamam Buda, Darma e Sanga de os Três Refúgios ou as Três Jóias.
BUDA- Nasceu por volta de 563 a.C. no Sul do Nepal. Seu nome verdadeiro era Sidarta Gautama. Era membro de uma rica e poderosa família real. Com cerca de 29 anos, Gautama convenceu-se de que a vida estava cheia de sofrimento e tristeza. Essa convicção o levou a abandonar a esposa e o filho recém-nascido, e procurar a iluminação religiosa como monge viajante. Depois de percorrer o nordeste da Índia por aproximadamente seis anos, Guatama teve a iluminação. Ele acreditou ter descoberto a causa de a vida estar cheia de sofrimento e como o homem poderia escapar dessa existência infeliz. Após outras pessoas terem tomado conhecimento de sua descoberta, passaram a chamá-lo de Buda, que significa “o iluminado”.

Islamismo
A palavra Islamismo significa “submissão a Deus”, e muçulmano é “aquele que segue as leis islâmicas.” A revelação do islamismo foi dada a Maomé, que é reverenciado pelos muçulmanos como o maior profeta. Maomé não é apenas um nome, mas um título – “Aquele que é adorado”.
A vida de Maomé 
Maomé nasceu em 570 d.C., em Meca, uma cidade da Arábia. Seu pai morreu antes do seu nascimento. Era membro do clã Hashim e de uma poderosa tribo Quraysh. A mãe de Maomé morreu quando ele tinha apenas seis anos de idade. Maomé foi viver com o avô, que era guardião de Ka’aba. Tristemente, dois anos depois, seu avô também morreu e desde a idade de 8 anos Maomé foi criado por seu tio, Abul Talib, que era um mercador nas rotas de camelos mercantes.
Cresceu durante uma época de insegurança econômica e descontentamento com as diferenças entre os muito ricos e os pobres. A adoração a deuses pagãos era muito comum na Arábia. Estima-se que existiam cerca de 360 deuses a serem aplacados, com mais de 124.000 profetas conhecidos. Consta nos arquivos da história muçulmana que, desde menino, Maomé detestava a adoração aos ídolos e que levava uma vida moral pura.
Maomé foi empregado por Khadija, uma rica viúva, para administrar a caravana mercante. Ficou conhecido como “Al-Amin” , o “Digno de Confiança”, e foi um proeminente membro da associação mercante de Meca.
Aos 25 anos casou-se com Khadija com quem teve 6 filhos; todos morreram, menos a filha caçula – Fátima. Maomé  e Kahadija ficaram casados 25 anos. Mais tarde, depois da morte de Khadija, Maomé aprovou a poligamia e casou-se com várias mulheres.
Aos 40 anos, ficou muito preocupado com a situação de seus compatriotas e gastou muito de seu tempo em meditação sobre assuntos religiosos. Durante sua vida, Maomé conheceu muitos cristãos, sacerdotes e judeus. Muitas vezes, buscou conselho de um monge jacobino que lhe ensinou vários aspectos dos costumes religiosos judaicos.
 Durante o mês de Ramadã, Maomé retirava-se para uma caverna na encosta do Monte Hira, a três milhas de Meca. Foi durante uma dessas ocasiões, que ele começou a receber revelações e instruções que acreditava serem do arcanjo Gabriel. Estes escritos formam a base do Alcorão.
 Junto com o Alcorão, há o livro de Hadiths. Nele contém os ensinos de Maomé, e é tão importante quanto o Alcorão em todas as áreas da vida do muçulmano.
 Maomé declarou que o Alcorão era a revelação final e superior do único e supremo Deus. Proibiu a adoração aos ídolos e ensinou que a vida do muçulmano deve ser completamente submissa a Alá, com abluções rituais antes das cinco orações diárias, voltados para Meca. A sexta-feira tornou-se o dia separado para adoração conjunta na mesquita.
                                            Bandeiras de Países da Janela 10-40

 Hinduísmo
 A origem do Hinduísmo se encontra num sincretismo que vem a ser um confronto entre o hinduísmo e o islamismo, e inaugura uma nova fase no desenvolvimento religioso na Índia. É resultante de tentativas de fusão das religiões dominantes, trazidas para a Índia há mais de três mil anos, por povos cuja origem é incerta e cujas crenças já existiam.
 O Hinduísmo prega a existência de um número imenso de deuses, embora considere Brama o primeiro grande deus, de onde provêm outros milhares de deuses. Quanto à origem dos seres e do próprio Brama, segundo o ensinamento do Hinduísmo, havia antes um mundo submerso na escuridão; sem atributos, imperceptível ao raciocínio, não revelado e como que entregue inteiramente ao sono. Além de Brama existem Sirva e Vishnu, os quais formam a trindade hindu.
 No Hinduísmo, a natureza dos deuses é muito variável, isto é, determinado deus pode ser bondoso ou favorável numa circunstância e violento e cruel em outra. Vishnu é tido como conservador e Sirva como destruidor, podendo ambos tomar formas diferentes e terríveis. Em relação aos animais, as crenças hinduístas são complexas: a vaca sem exceção das diferentes seitas, é considerada sagrada, não pode ser morta nem comida. O rato, por exemplo, é considerado deus e come comida suficiente para alimentar toda a população do Canadá.
 Até o começo deste século, alguns ramos do Hinduísmo ofereciam aos deuses sacrifícios humanos.
 Viver é sofrer – Sentimento idêntico ao do Budismo – e deixar de viver é alcançar a paz eterna do nirvana, contínuo renascer; para muitos hinduístas há uma lei fatal, a lei do Karma ( destino ). Hoje existem cerca de 716 milhões de hindus no mundo e eles possuem estratégias como: meditação transcendental, yoga, pensamento nova era e krishna.

Só na Índia, ocorreu um aumento de 400% da perseguição Embora a Portas Abertas não utilize essa nomenclatura (Janela 10x40), dos 62 países que compõem a Janela, a Portas Abertas tem projetos em cerca de 50 deles e é possível encontrar 43 desses países na classificação de países por perseguição
Na última década, houve um aumento acentuado na perseguição aos cristãos de países da janela 10X40, segundo a organização Gospel for Asia, GFA (Evangelho para a Ásia, tradução livre).
A janela 10X40 abrange os países menos alcançados pelo Evangelho. Informações divulgadas pela GFA advertiram que, só na Índia, ocorreu um aumento de 400% da perseguição.
O presidente da GFA, KP Yohannan, afirmou que pessoas que nunca experimentaram a perseguição “não compreendem totalmente o que significa ter suas vidas ameaçadas, suas casas destruídas, seus direitos violados e entes queridos presos, tudo por causa de sua fé em Jesus Cristo.” 
"Nos 14 países em que atuamos, perseguições desse tipo tornaram-se a forma normal de vida, especialmente para aqueles diretamente envolvidos no trabalho missionário", disse ele.
Cristãos na região 10X40 tiveram seus lares destruídos ou foram presos por acusações distintas, como conversões forçadas, por exemplo. Muitos foram mortos por causa de sua fé em Cristo e outros foram obrigados a viver na clandestinidade.
“O aumento desse tipo de perseguição não deveria ser surpreendente, significa que o Evangelho está chegando às áreas hostis do mundo”, disse Yohannan. “Jesus enviou os seus discípulos como ovelhas no meio de lobos (Mateus 10). Histórica e biblicamente, a perseguição é esperada para quem serve a Deus”, completou. 
Na última quinta-feira, cristãos de todo o mundo oraram pelos irmãos que sofrem por sua fé, como parte do Dia Internacional de Oração pela Igreja Perseguida.
Yohannan relatou que a intercessão é força e encorajamento para aqueles que enfrentam a perseguição, especialmente para os que vivem em áreas remotas e sentem-se sozinhos em sua luta. "O sofrimento de nossos irmãos e irmãs é bastante pesado”, disse.
"Para quem ainda não experimentou a normalidade da perseguição, Jesus pede que participe voluntariamente do seu sofrimento. Através de nossas orações, podemos ser agentes de cura, esperança e ajuda vinda de Deus”, concluiu. 

Conclusão  
Diante dessa tão triste realidade, cabe a nós como igreja nos levantarmos para fazer algo por tanta gente que tem vivido debaixo do jugo de satanás através das religiões, que não seguem o termo original da palavra: religar. Mas ao contrário disso, distancia a raça humana de Deus. Como Igreja, temos a função restauradora de trazer de volta o relacionamento do homem com Deus. Para isso, precisamos saber como se encontra o homem e como podemos nos posicionar, levantar e fazer um trabalho de adoção daqueles que são órfãos espirituais, ou melhor, daqueles que precisam conhecer o verdadeiro amor de Deus.

Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. hebreus 10:37.


14 comentários :

  1. PARABÉNS. TEMOS QUE LEVAR A VERDADE A TODOS OS POVOS POIS RELIGIÃO NÃO SALVA!!!! LINDO BLOG E POSTAGENS.... http://estudosdaescritura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pastor Deus continue abençoando seu ministério para honra e glória do Senhor Jesus !

    ResponderExcluir
  3. Esses dados são realíssimos irmão, e digo mais, há muita complacência ou talvez colaboração, pois por ano são martirizados 150.000 cristãos nos países islâmicos sem contar CHina e Coreia do Norte (que tem 70.000 cristãos presos). É impressionante como isso não é divulgado, vira e mexe eu oro por esses irmãos que nem conheço.
    Paz em Cristo
    Ezequiel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é meu irmão temos que orar muito. Deus continue te abençoando.

      Excluir
  4. Ótimo post amigo!! fique com Deus!
    abraço!!http://jovensadviguaiba.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. MUITO BOA ESTA POSTAGEM.
    NÓS,POVO DE DEUS, PRECISAMOS MUITO ORAR POR ELES.

    FICA NA PAZ

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS PELO BLOG MEU IRMÃO. JÁ ESTOU TE SEGUINDO, ESPERO QUE GOSTE TAMBÉM DO MEU BLOG E ME SIGA. DOCE PAZ!!!

    Meu Blog: http://pastorclaudiorenato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. meu amado irmão, o seu blog é realmente tudo que está acontecendo agora, tudo que o povo de Deus está vivendo. Eu sempre estou em contato com as missões PORTAS ABERTAS E MÉDICOS SEM FRONTEIRAS, e tudo que está no seu blog é o que está se passando com o povo que infelizmente não estão recebendo nenhum socorro de nenhum governo daqueles países.

    ResponderExcluir
  8. o seu blog é maravilhoso irmão, eu adorei.

    ResponderExcluir
  9. Dyhorrano, é uma benção de Deus o seu artigo, as vezes a igreja parece tão distante da realidade atual e graças a servos de Deus como você, para mostrar uma vez mais o grito de socorro de nossos missionários em outros países. Deus continue lhe abençoando ricamente! Missões é obra urgente! O Espírito de Deus vive a nos perguntar "O clamor de milhões não te comove?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem Pr Peter. vamos lutar por esta causa. Mas esforçai-vos, e não desfaleça as vossas mãos, Porque a vossa Obra tem uma recompensa II cronicas 15:7

      Excluir
  10. Abraão, o maior Patriarca e Profeta da Fé no Deus Infinito
    cria que Ha Shem Se Manifestaria em Carne no meio da nação israelita para salvar todos os povos derramando Seu Sangue em uma cruz romana no Monte Golgotha !

    ResponderExcluir