SÍNTESE HISTÓRICA POR ORDEM CRONOLÓGICA
ORIGEM DOS DOGMAS E INOVAÇÕES DA IGREJA ROMANA
Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos
apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a
doutrinas de demônios; I Timóteo 4: 1
·
A.D.
310 - Começa a vida monástica por Antonio de Alexandria, no Egito, mas
esses primeiros monges procuravam no trabalho comum que faziam, o seu
próprio sustento.
· Em
370 - Principia o uso dos altares e velas, pelo fim do século III. O
culto dos santos foi introduzido por Basílio de Cesaréia e Gregório
Nazianzeno. Também apareceu pela primeira vez o uso de incenso e
turíbulo na igreja, pela influência dos prosélitos vindos do paganismo.
· Em 400 - Paulino de Nóla ordena que se reze pelos mortos, e ensina o sinal da cruz feito no ar.
· Em 590 - Gregório, o grande, origina o purgatório.
· Em
607 - O assassino imperador Phocas dá ao bispo de Roma o direito de
primazia universal sobre a cristandade, depois do II Concílio de
Constantinopla.
· Em 609 - O culto à virgem Maria é obra de Bonifácio IV. E a invocação dos santos e anjos é posta como lei da igreja.
· Em 670 - Começa a falar-se em latim a missa, língua morta para o povo, pelo papa Vitélio.
· Em 758 - Cria-se a confissão auricular pelas ordens religiosas do Oriente.
· Em
787 - No II Concílio de Nicea, convocado a instância da infame
imperatriz Irene, foi estabelecido o culto e a adoração da cruz e
relíquias dos santos.
· Em 795 - O incenso foi posto por lei nas cerimônias da igreja por Leão III.
· Em 803 - Foi criada a festa da Assunção da Virgem pelo Concílio de Maguncia.
· Em 818 - Aparece pela primeira vez nos escritos de Pascácio Radberto, a doutrina da transubstanciação e a missa.
· Em 884 - O papa Adriano III aconselha a canonização dos "santos".
· Em 998 - É estabelecida a festa aos mortos, "dia de finados" por Odilon.
· Em
1000 - a confissão auricular generaliza-se e os ministros da igreja
arrogam para si o célebre "Ego te absolvo". A missa começa a chamar-se sacrifício. E organizam-se as peregrinações (romarias).
· Em 1003 - O papa João XIV aprova a festa das almas "fiéis defuntos" que Odilon criara primeiro.
· Em 1059 - Nicolau II cria o colégio dos cardeais "conclave".
· Em 1074 - O papa Gregório VII, aliás Hildebrando, decretas o celibato dos padres como obrigatório.
· Em 1076 - É declarada a infalibilidade da igreja pelo mesmo papa.
· Em 1090 - Pedro, o Ermitão, inventa o rosário.
· Em 1095 - Urbano II cria as indulgências plenárias.
· Em
1125 - Aparece pela primeira vez nos cânones de Leão, a idéia da
imaculada conceição de Maria, porém S. Bernardo de Clairvaux refutou tal
idéia.
· Em 1164 - Pedro Lombardo enumera 7 sacramentos; enquanto que Jesus ordenara apenas dois.
· Em 1200 - O Concílio de Latrão impõe a transubstanciação e confissão auricular.
· Em 1227 - Entra a campainha na missa por ordem de Gregório IX.
· Em
1229 - O Concílio de Tolouse estabelece a inquisição, que foi
confirmada em 1232 por Gregório X, e logo entregue aos dominicanos. Este
mesmo concílio proíbe a leitura das Sagradas Escrituras, ao povo.
· Em 1264 - Urbano IV determina pela primeira vez a festa do corpo de Deus (Corpus Christi).
· Em 1300 - Bonifácio XIII ordena os jubileus.
· Em 1311 - Inicia-se a primeira procissão do Santo Sacramento.
· Em 1317 - João XXII ordena a reza "Ave Maria".
· Em 1360 - A hóstia começa a ser levada em procissão.
· Em
1414 - O Concílio de Constança definiu que na comunhão ao povo deve ser
dada apenas a hóstia, sendo o cálix (copo) reservado para o padre. Os
concílios de Pisa, Constança e Basiléia declararam a autoridade do
Concílio superior à do Papa.
· Em 1438 - O Concílio de Florença abre a porta do Purgatório, que Gregório, o Grande, havia criado.
· Em
1563 - O Concílio de Trento definiu que a tradição é tão valiosa quanto
a Palavra de Deus, e aceitou os livros apócrifos como canônicos.
· Em 1854 - Pio IX proclama o dogma da imaculada conceição de Maria.
· Em 1870 - O Concílio do Vaticano, declara a infalibilidade do Papa.
Com isso secou-se a fonte das inovações romanas, operação do mistério da injustiça. II Tess 2: 7 ; Ap 17: 5 e 18: 4.
Conjunto
de doutrinas e ordens que nem Jesus Cristo nem seus Apóstolos jamais
ensinaram. Bem disse o Senhor: "Em vão, pois, me honram ensinando
doutrinas e mandamentos que vêm dos homens". Mt 15: 9.
Pode uma pessoa conscienciosamente confiar a salvação da sua alma aos
caprichos dos homens? Pode porventura, alguma ou todas as inovações
humanas regenerar o coração, purificar do pecado, remover a culpa,
tranquilizar a consciência e então salvar a alma? Não, não podem!
O Apóstolo Pedro por virtude da Palavra de Deus, diz: "Não vos temos
feito conhecer a virtude e presença de nosso Senhor Jesus Cristo,
seguindo fábulas engenhosas". II Pe 1: 16. E continua: "Esta Pedra
(Jesus) que foi reprovada por vós, os edificadores, foi posta por cabeça
da esquina, e em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu
nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser
salvos". At 4: 11, 12.
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