Seguidores

domingo, 9 de março de 2014

Salmo 23

Fonte : blog de Ismael Brito  http://aquieuaprendi.blogspot.com.br/2014/02/salmo-23.html

 Salmo 23

A confiança em Deus!

Quem não conhece o Salmo 23? 

Salmo em muitas vezes também chamado "A Perola dos Salmos".

Lendo um artigo (postagem) do meu amigo em Cristo Durwanei Luiz Silva do blog Simples Assim, Salmo 23 (abaixo exposto), fez-me imaginar as diversas situações enfrentadas por Davi para atingir uma intimidade tão esplendida com Deus ao ponto de nos transmitir tão grandiosos cânticos no livro de Salmos.

SALMO 23  por Durwanei Luiz Silva
OSenhor é o meu pastor...Isto é relacionamento!
Nada me faltará...Isto é suprimento!
Caminhar me faz por verdes pastos...Isto é descanso!
Guia-me mansamente a águas tranquilas...Isto é refrigério! 
Refrigera minha alma...Isto é cura!
Guia-me pelas veredas da justiça...Isto é direção!
Por amor de seu nome...Isto é propósito!
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte...Isto é provação!
Eu não temeria mal algum...Isto é proteção!
Porque tu estás comigo...Isto é fidelidade!
A tua vara e o teu cajado me consolam...Isto é esperança!
Unge a minha cabeça com óleo...Isto é consagração!
E o meu cálice transborda...Isto é abundância!
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida...Isto é benção!
E eu habitarei na casa do Senhor...Isto é segurança!
Por longos dias...Isto é eternidade!

"O que é mais valioso não é o que nós temos em nossas vidas, mas QUEM nós temos em nossas vidas."  DEUS
http://durwanei.blogspot.com.br/2013/04/reflexao-salmo-23.html

Comentário Aqui eu Aprendi!
Sem duvida um belíssimo Salmo.
Um dos mais lindos salmos escrito por Davi.
Pela tradição judaica
Conforme a tradição judaica, este Salmo atribuído a Davi, relata um momento de aflição e posterior segurança. Davi, provavelmente teria escrito este Salmo quando estava passando por uma terrível perseguição. Alguns relatam que Davi estava cercado em um oásis, à noite por tropas de um rei inimigo, daí o salmo inserir tamanha confiança na providencia divina contra os inimigos.

O pequeno Davi
Davi era o irmão mais novo, entre os numerosos filhos de Jessé. O pai escolheu-o para ser o pastor de suas ovelhas. O jovem pastor Davi, como podemos ver no relato bíblico do livro do profeta Samuel, era corajoso, matava as feras para defender, proteger as ovelhas do rebanho de seu pai.

O Rei Davi
O rei de Israel, Saul, de tanto transgredir as ordens, as palavras do Senhor, rejeitando Deus, colhe o que plantou e perde o reinado. Deus orienta Samuel e lhe diz: Enche o teu vaso de azeite, e vem; enviar-te-ei a Jessé o belemita, porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. Samuel obedece e vai, sabendo que o próprio Deus lhe mostrá o que fazer (...e eu te farei saber o que hás de fazer; e ungir-me-ás a quem eu te designar.) 1 Samuel 16 1-3

Aqui gostaria de abrir um parenteses (como é maravilhoso quando o profeta dá ouvidos a escolha feita por Deus e unge homens e mulheres "de Deus" autorizados pelo Todo Poderoso. Infelizmente hoje isso está difícil, ou diria muito difícil, não que impossível, pois ainda temos pessoas sensíveis à voz de Deus, mas muitos estão se ungindo, estão pagando pela unção, em casos absurdos estão se vendendo para obter um cargo de pastor, ou outra posição eclesiástica como: Evangelista, Presbítero, Diácono, Missionário(a). Aceitam qualquer proposta para atingir seus objetivos e "fama". Meu Deus! Infelizmente isso é realidade meu irmão!)

Chega então em Belém o profeta Samuel, seguindo todas as ordens do Senhor.
Então, assim fez passar Jessé a sete de seus filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não escolheu a nenhum destes.
Disse mais Samuel a Jessé: São estes todos os teus filhos? Respondeu Jessé: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda trazê-lo, porquanto não nos sentaremos até que ele venha aqui.
Jessé mandou buscá-lo e o fez entrar. Ora, ele era ruivo, de belos olhos e de gentil aspecto. Então disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.
Então Samuel tomou o vaso de azeite (em algumas traduções chifre com azeite), e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. (1 Samuel 16 4-13)

Nesta linda passagem Bíblica podemos perceber o cuidado de Deus com seu povo, a escolha partindo do Senhor que estava com Seus olhos em Davi e a grande confiança de Davi em Deus.
Aqui, podemos dizer que encontramos uma forte referencia pastoril do "pequeno" Davi em dizer "O Senhor é meu pastor", uma intimidade muito grande com o Pai Todo Poderoso. 



"A autoria do livro de Salmos não é exclusiva:
Davi é considerado autor dos 72 salmos que levam seu nome"

Em especial, o Salmo 23 que foi escrito em uma linguagem poética, nos toca profundamente, atinge o âmago do nosso ser e nos transporta aos braços do Pai. Aleluia!
Como é explicita a confiança de Davi em Deus em um dos "diversos" momentos críticos de sua vida. Imaginar a melodia deste cântico, gera em nos a total dependência dos cuidados que só um pai demonstra para com seu filho. Deus como preciso de ti!
"O Livro Salmos não tem capítulos, são cânticos. O livro dos Salmos tem 150 cânticos."

Nesta narrativa, podemos notar o cuidado de Deus com seu rebanho, tudo muito bem ilustrado através do relacionamento entre o Pastor e as Ovelhas.
Não haveria melhor pessoa para expressar este sentimento, Davi sabia, ou melhor, conhecia muito bem o que era ser pastor, sabia o que escrevia, tinha experiencia de lidar com as ovelhas de seu pai (1 Samuel 17 34-36)

Como seria a experiencia dos Pastores cuidando dos Rebanhos!
- geralmente os rebanhos eram compostos de cabras e ovelhas. A necessidade de água abundante para o rebanho era essencial. Porém a escassez, fazia com que os pastores formassem grupos, construindo um redil comum. Estes eram construídos com palha ou madeira, cercados por um muro de pedra, e sobre ele (muro), haviam feixes de espinhos apoiados em pedras maiores. Um pastor ficava vigiando à noite defendendo o aprisco. Caso algum intruso tentasse subir o muro, a pedra caia e alertava o pastor em vigia.
Durante o dia, os pastores separavam os seus rebanhos e os levavam aos pastos. À tarde, todos, reuniam-se no redil. O pastor ficava na entrada do curral e era chamado de "porta"
Disse Jesus: "...Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas." João 10:7

Vejamos também João 10 3-4: "A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz."
Mas que maravilhoso texto, aqui podemos ver o carinho do pastor com suas ovelhas, chamando pelo nome, isso porque era uma pratica antiga se colocar nome as ovelhas. Caso um curral estivessem as ovelhas de dois ou três pastores diferentes e a um deles pertencesse cinquenta/cem ovelhas, somente as suas ovelhas atenderiam a chamada (ouvindo a voz do pastor)


O bom pastor garante a segurança de suas ovelhas.
Disse Jesus: "Eu sou o bom pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas." João 10.11
Em períodos de luta, confie no Senhor, o Espírito Santo age em teu favor!
Ele (Jesus) é o Bom Pastor e cuida de você!
Deus cuida de mim!
Jesus nos alimenta, nos proteja!

Ele está conosco! Emanuel ou IMMANUEL (Hebraicoעמנואל, "Deus conosco")

Ele é:
Jeová Raah - O Senhor é o meu pastor: o pastor cuida, conduz, guia, sustenta, alimenta as ovelhas que, por sua vez, conhecem sua voz, O obedecem, confiam nEle.

Ele é:
Jeová Jireh - O Senhor proverá. Nada me faltará: O nosso Pastor sempre entra com providencias em nossas vidas. Não deixa faltar nada que for necessário à vida daqueles que são ovelhas. Na vida daqueles que obedecem a Ele e faz a vontade dEle.

Ele (Jesus) é o Bom Pastor
O bom pastor se preocupa com o rebanho.
O bom pastor sabendo que as ovelhas tem medo de águas muito agitadas, sabiamente as conduz  para uma fonte tranquila e sossegada.
O bom pastor protege as ovelhas do sol quente (deserto), busca um local apropriado, um campo, para suas ovelhas descansar e sentir o soprar do vento suave. (Espírito Santo)

Os instrumentos - Habilidade e Coragem
O bom pastor tem seus instrumentos de trabalho e utiliza-os para cuidar e orientar suas ovelhas. Aqui notamos a diferença entre um pastor de verdade e um mercenário.

O Pastor usa o "cajado" ou a "vara" e traz a ovelha para perto de si, a livra dos "lobos" e a proteja com sua presença. Já o mercenário, não utiliza instrumento algum, e nos momentos difíceis, se não teve "retorno", abandona a ovelha e foge pra bem longe.

Vara – instrumento de defesa usada pelos pastores de ovelhas para afugentar lobos, leões e ursos.
Era uma espécie de bastão não tão longo (a extensão do braço direito do Pastor), porem muito resistente (forte).
Vara nas escrituras representa autoridade, correção, disciplina. A vara auxilia o pastor a realizar um exame minucioso na ovelha.
Disse Jesus: "Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas." João 10 12-15
O Senhor nosso Deus tem nos sustentado com a destra da Sua justiça.
O nosso Senhor Jesus está a destra do Pai! 

Cajado – Segundo Matthew Henry (comentarista Bíblico e Pastor), o cajado é um instrumento distinto da vara, usado para resgatar a ovelha quando caem em algum precipício, podendo içá-las.
Como instrumento de misericórdia, o cajado fala de proteção e é indicado para dar direção. Leia também Lucas 15 4-7
"Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre? E achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo; e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido. Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento."
A ovelha conhecia o Pastor também pelo cheiro do cajado que se apegava a sua mão, sendo assim ela (ovelha) conhecia o Pastor e o Seu cajado.

O bom pastor não permite que suas olhas sejas infectadas nem que permaneçam feridas.
"Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda."

Azeite usado para tratar as feridas das ovelhas.
O bom anfitrião, na Palestina ungia o visitante com óleo, era um gesto de honra.
O Salmo 23 nos mostra que: o Senhor unge sua ovelha com óleo, ou azeite perfumado, representando a unção de Deus através de seu Espírito Santo.

Um bom pastor sempre realiza uma verificação em suas ovelhas a procura de ferimentos, muitas das vezes as ovelhas se feriam entre os espinhos e para evitar que as moscas, ou melhor, a nuvem de moscas depositem seus ovos nos focinhos das ovelhas, ou até mesmo em suas orelhas, e as deixem loucas ao ponto de baterem a cabeça até a morte; afim de evitar esta infecção, o pastor utiliza óleo (azeite) como agente de cura e proteção. O óleo mantem as moscas afastadas. Quando o óleo é aplicado sobre a ovelha ela muda imediatamente o seu comportamento, acaba a irritação e a inquietude (ficavam balançando a cabeça para as moscas não pousarem). A ovelha volta a pastar com tranquilidade e permanece em pacifico contentamento.


Permita que o Espírito Santo lhe toque neste momento!

Sinta o agir do Espirito Santo em sua vida. Creia! Ele intercede por nos com gemidos inexprimíveis.
"Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus." Romanos 8 26-27

Permita que Jesus lhe inspecione, e isso será feito todos os dias!

Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal; Dicionário Bíblico; Dicionário Bíblico Nova Vida; Uso e Costumes; Comentário Judaico do Novo Testamento; Wikipédia; Dicionário Significado dos nomes; blog Simples Assim - abraço ao amigo Durwanei Luiz Silva

Lucas 24:44 - Jesus Cristo disse aos Apóstolos: "Era preciso que se cumpri-se tudo o que está escrito sobre mim, na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos"
Lord is my shepherd! 
Jesus o nosso Bom Pastor!

Um comentário :

  1. A Paz do Senhor Jesus.
    Obrigado pelo apoio e divulgação.
    Abraço fraterno.
    Pastor Ismael
    administrador do blog "Aqui eu Aprendi!"

    ResponderExcluir